sábado, 11 de setembro de 2010

III CICLO



Turma C24  Idade: 13 anos   Sexo: Masculino  

Livro lido:  A princesa que tudo sabia...Menos uma coisa
Autor: Rosane Pamplona       Ed. Brinque-Book 



Transformação: O Príncipe que nada sabia

       Era uma vez um príncipe que nada sabia. Que não tinha a capacidade de responder qualquer pergunta sobre qualquer assunto. O príncipe era muito lindo: Tinha os cabelos loiros e os olhos verdes. Era alto forte e musculoso. Só que sua burrice o deixava sem nenhuma pretendente para casar.
O rei e a rainha - seus pais- queriam muito que ele se casasse e lhes desse um neto pra, no futuro, ocupar o trono. Não tinha jeito, nenhuma princesa o queria. Tiveram uma idéia. Quando contaram para o príncipe, ele adorou! Um plano para fazer uma seleção entre as moças e lhe arranjar uma noiva. E, ainda, iria aprender muitas coisas sobre os assuntos mais importantes!
Ao saber da seleção, as moças ficaram loucas para participar e esqueceram de tudo mais. Foram correndo se inscrever, pois todas queriam casar com ele, claro, por causa do seu dinheiro, pois sabiam que apesar de rico e burro; ia ser o rei algum dia.

A primeira candidata era da Jamaica. Ela lhe ensinou tudo sobre geografia, mas o que ele queria saber ela não lhe ensinou.
Então o rei Pedro e a rainha pediram para ela se retirar e chamaram a segunda candidata. Veio uma princesa holandesa que lhe ensinou tudo sobre matemática, mas além de não ter lhe ensinado o que ele queria ela era fanha.
O seu pai chamou então a terceira candidata. Ela era uma belíssima coreana e lhe ensinou tudo sobre idiomas e, sobre português. Mas ele não estava satisfeito com as aulas. Ficou muito irritado e perguntou se ninguém iria lha ensinar o que ele queria aprender.
O rei resolveu fechar as portas do reino encerrando o concurso estupidamente e descartando várias candidatas. Após desistir da seleção, contratou uma professora particular para o príncipe. Ela deveria lhe ensinar tudo sobre os principais assuntos. Português, matemática, artes, filosofia, geografia e língua estrangeira.
No final do ano o rei perguntou-lhe o que aprendeu o jovem príncipe.
Em português, verbos, o uso do hífen e outras coisas; em Matemática ensinou as quatro operações e regra de três. Em Filosofia: sobre ética, os deuses gregos e os principais sofistas. Em história: antiguidade, idade média, Astecas e incas...Em geografia: o relevo, clima e tempo. Em língua estrangeira conversa e vocabulário e em Artes ensinou a desenhar, pintar e sobre os principais pintores do mundo.  Mas uma coisa ele ainda não tinha descoberto! Ou seja, ensinaram-lhe tudo. Menos aquilo que ele tanto deseja saber.
O rei percebeu que o filho estava um pouco triste e perguntou:
_ O que foi meu filho, percebi que não estás feliz!? Não estás feliz após teres aprendido tantas coisas que não sabias sobre os mais diversos assuntos?
_Sim, pai, estou muito. Ensinaram-me muitas coisas, mas o que eu mais quero saber ainda não me ensinaram.  Desejo saber tudo sobre a palavra sexo que eu escutei na televisão outro dia.
_Ok, filho vou ver o que eu posso fazer para ajudá-lo. Vou buscar uma menina bem bonita para lhe falar a respeito de sexo. Garanto que ela será bem bonita.
_ Está bem, pai.
No amanhecer do dia seguinte o rei chamou e perguntou a todas as meninas do reino quem sabia algo sobre sexo e poderia ensinar ao príncipe.
Uma menina de olhos negros e cabelos castanhos levantou-se e disse ao rei:
_Eu sei muito sobre sexo e quero ajudar o príncipe.
Então o rei voltou ao palácio e disse ao príncipe: _ Filho encontrei sua última pretendente e ela lhe ensinará tudo sobre sexo.
O príncipe ficou satisfeito pois iria ter a sua primeira aula. E a menina começou e explicar:
_Há duas explicações para a palavra sexo: a primeira é a diferença que existe entre sexo masculino e feminino; e a segunda, atração sexual, podendo ser, também, os órgão sexuais externos.
Então, no meio da explicação, ele passa a mão no rosto dela e ela retribui com um beijo no rosto dele. Os dois começam e se tocar e finalmente, a praticar o ato sexual. Depois desta noitada o príncipe diz ao pai:
_Pai, escolho ela pra ser minha namorada, pois ela m ensinou tudo o que eu queria saber e muito mais.
_Você tem certeza, filho?
_È claro, pai se eu não tivesse não diria.

Depois desse dia o príncipe achou  que iria  viver feliz para sempre.
No entanto, ficou arrasado ao saber que a sua namorada queria só o seu dinheiro. Ele está muito apaixonado mas resolve se separar de sua enamorada. Aí resolve adotar uma criança para realizar o sonho de seus pais de ter um herdeiro.
Como agora ele ficou bem inteligente, começou a trabalhar como professor de história e viveu feliz eternamente.
Depois que você leu essa história e pensou bastante sobre o assunto, qual será a mensagem que levará para seu futuro e para seus filhos?
Bom par quem leu e entendeu,  a mensagem á para nunca abandonar os estudos e se esforçar bastante na escola. Afinal, vocês viram que o príncipe nunca estudou e ninguém gostava dele, apesar de ser muito bonito. Também a menina que içou com ele só estava interessada no seu dinheiro e prestígio.
Assim, no começo da história ele estava sozinho e no final ele continua sozinho.  O príncipe achava que só porque era rico e bonito, não precisava estudar.  Vocês viram que ele se deu mal.
Depois que ele aprendeu os conteúdos básicos  de português , resolveu deixar umAa mensagem para vocês refletirem:
“_ nunca tente ser igual aos outros, pois cada um tem sua personalidade e seu destino, e, cada um é especial em cada momento”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário