sábado, 27 de novembro de 2010

resultado do concurso

III CICLO

         Idade:  13 anos  turma: C21
         Livro: Branca  de  Neve
         Autor(a): Marques Casteliani        
         Editora: Brasil Leitura        


                    As aventuras de Branca

Num vilarejo humilde morava um casal querido e simpático com os nomes: Eduardo e Luciely.
Luciely era costureira e Eduardo guarda municipal. Luciely tinha um sonho de ser mãe. Quando deu á luz a uma menina ela tinha 29 anos. Ela deu a luz a uma menina linda de cabelos negros como a noite, lábios  vermelhos  como o fogo e a pele como a neve e botaram o nome: de Branca de Neve.
Luciely foi á feira e demorou horas e horas, então se passou 1 dia e Luciely não havia retornado para a casa
     Passou-se 3 anos e Luciely não voltou, todos perderam as esperanças. Branca havia completado três anos de idade e muito pouco se lembrava da mãe. Seu pai ficou sozinho durante anos, mas logo se interessou por Lorena uma senhora bonita e delicada, mas Branca ficou desconfiada de Lorena.
Eduardo ficou apaixonado por Lorena, então depois de dois anos e lês se casaram e passaram a morar juntos.
    Ninguém sabia que Lorena escondia um segredo, este era que ela era uma feiticeira muito rude. Ela tinha um espelho que lhe servia e falava e perguntava a  ele:
_Espelho meu existe  alguém mais bela do que eu ?
     O espelho sempre respondia que Branca era mais bela, então ela teve a idéia de atormentar a vida de Branca.
    Branca já tinha sete anos, já ia à escola e era bastante estudiosa, fez amizades com todos mais em especial com 7 amigos chamados: Luan , Lauro , Lineu, Leandro, Leonardo, Luiz.e Lucas. Todos eram irmãos e moravam juntos na mesma casa com seus pais. Branca também tinha amigas como Luciana e Lauren ( todos com L).
    Os anos se passaram e Lorena e havia enfeitiçado Eduardo. Esse feitiço só seria quebrado com um BEIJO de amor verdadeiro. Lauren trancou Eduardo num quarto, e Branca não pode fazer nada pois só tinha 7 anos. Enquanto isso ela limpava e cozinhava para Lorena. Branca fugiu de casa com 15 anos, pois não agüentava mais ficar da escola para a casa sem ter uma hora de descanso. Ela então resolveu procurar ajuda de seus sete amigos para pedir conselhos e passar lá alguns dias.
    Branca arranjou um emprego fixo no LILÁS SHOPPING, um shopping para pessoas chic`s que fica no Roston ,um bairro de classe media alta.
Ganhou um bom dinheiro e comprou uma casa para ela e para o pai, pois a outra casa  era de aluguel. Mas nem tudo estava resolvido, seu pai continuava trancado no quarto.  Lorena  chamou Branca para uma conversa entre enteada e madrasta. Ela foi e Lorena disse:
_ Quer libertar seu pai?! Pois bem, se você for à outra cidade e entrar no castelo de mármore e pegar uma caixa azul que lá está e a trouxer para mim, conseguirá seu pai de volta sem nenhum arranhão.  Mas lembre-se: não poderá abrir a caixa, pois lá há uma coisa boa e uma ruim também.
    Branca aceitou o acordo e como não era boba, pediu ajuda para seus sete amigos. Eles ficaram de guarda no castelo enquanto Branca ia sozinha procurar a caixa. Eles se comunicavam com a amiga pelo celular e poderiam prestar socorro em caso de perigo. Branca encontrou e pegou a caixa – que era muito atraente, por sinal. E seduzida acabou abrindo a caixa, esquecendo do aviso da Madrasta. Cansada acabou dormindo algumas horas, mas os amigos logo surgira para lhe acordar.
   Quando eles estavam voltando ela deixa cair um papel de dentro da caixa. No papel verde bem bonito estava escrito: “O feitiço será quebrado com o beijo do amor verdadeiro que ainda existe!”.
   Todos leram e pensaram juntos sobre o que significava aquela mensagem. Um dos amigos disse: _Se sua mãe desapareceu há anos esse amor verdadeiro pode ser o dela. Branca foi para casa. Lorena havia preparado um vinho com um veneno mortal para Eduardo. Ela deu para ele beber e, aparentemente, ele morreu. Ou pelo menos foi isso que ela imaginou  e deixou-o lá jogado no chão da sala com a taça na mão.
    Quando Branca entrou pela porta da casa e viu aquela cena horrível ficou angustiada e aumentou sua raiva de Lorena. Com o pouco dinheiro que tinha decidiu fazer um velório para o pai. Comprou-lhe um caixão de vidro, pois achava que ele merecia. No velório estavam todos os seus amigos. Rezaram e cantaram uma música linda. Quando de repente, apareceu uma linda mulher que se parecia com Luciely. E não era só parecida, era a própria Luciely, linda como nunca.
    Ela contou a eles: 
_ Eu fiquei todos esses anos numa prisão escura, pois aquela vez em que fui à feira dois homens me prenderam em uma van e me deixaram presa em uma cela. Disseram que foram mandados por uma mulher chamada Lorena. E agora me soltaram e disseram que nada mais tinha importância e que eu poderia sair.      Será que alguém conhece essa mulher? O que eu posso ter feito a ela?
_ Sim conheço, papai se casou com ela, mas eles nem se beijavam e ela o escravizou.
_ E onde ela está agora? Perguntou Luciely à filha.
_ Não sei. Só sei que papai estava enfeitiçado e agora morto, sei também que você deve beija-lo antes da meia-noite para que o feitiço seja quebrado!
    Então Luciely beijou Eduardo e o feitiço terminou. Todos comemoraram menos Lorena que estava atrás das grades. Viveram felizes com casa nova e família nova. Para sempre.




Turma C24  Idade: 13 anos   Sexo: Masculino  

Livro lido:  A princesa que tudo sabia...Menos uma coisa 
Autor: Rosane Pamplona       Ed. Brinque-Book 



Transformação: O Príncipe que nada sabia

       Era uma vez um príncipe que nada sabia. Que não tinha a capacidade de responder qualquer pergunta sobre qualquer assunto. O príncipe era muito lindo: Tinha os cabelos loiros e os olhos verdes. Era alto forte e musculoso. Só que sua burrice o deixava sem nenhuma pretendente para casar. 
O rei e a rainha - seus pais- queriam muito que ele se casasse e lhes desse um neto pra, no futuro, ocupar o trono. Não tinha jeito, nenhuma princesa o queria. Tiveram uma idéia. Quando contaram para o príncipe, ele adorou! Um plano para fazer uma seleção entre as moças e lhe arranjar uma noiva. E, ainda, iria aprender muitas coisas sobre os assuntos mais importantes!
Ao saber da seleção, as moças ficaram loucas para participar e esqueceram de tudo mais. Foram correndo se inscrever, pois todas queriam casar com ele, claro, por causa do seu dinheiro, pois sabiam que apesar de rico e burro; ia ser o rei algum dia. 

A primeira candidata era da Jamaica. Ela lhe ensinou tudo sobre geografia, mas o que ele queria saber ela não lhe ensinou. 
Então o rei Pedro e a rainha pediram para ela se retirar e chamaram a segunda candidata. Veio uma princesa holandesa que lhe ensinou tudo sobre matemática, mas além de não ter lhe ensinado o que ele queria ela era fanha.
O seu pai chamou então a terceira candidata. Ela era uma belíssima coreana e lhe ensinou tudo sobre idiomas e, sobre português. Mas ele não estava satisfeito com as aulas. Ficou muito irritado e perguntou se ninguém iria lha ensinar o que ele queria aprender. 
O rei resolveu fechar as portas do reino encerrando o concurso estupidamente e descartando várias candidatas. Após desistir da seleção, contratou uma professora particular para o príncipe. Ela deveria lhe ensinar tudo sobre os principais assuntos. Português, matemática, artes, filosofia, geografia e língua estrangeira. 
No final do ano o rei perguntou-lhe o que aprendeu o jovem príncipe. 
Em português, verbos, o uso do hífen e outras coisas; em Matemática ensinou as quatro operações e regra de três. Em Filosofia: sobre ética, os deuses gregos e os principais sofistas. Em história: antiguidade, idade média, Astecas e incas...Em geografia: o relevo, clima e tempo. Em língua estrangeira conversa e vocabulário e em Artes ensinou a desenhar, pintar e sobre os principais pintores do mundo.  Mas uma coisa ele ainda não tinha descoberto! Ou seja, ensinaram-lhe tudo. Menos aquilo que ele tanto deseja saber. 
O rei percebeu que o filho estava um pouco triste e perguntou:
_ O que foi meu filho, percebi que não estás feliz!? Não estás feliz após teres aprendido tantas coisas que não sabias sobre os mais diversos assuntos?
_Sim, pai, estou muito. Ensinaram-me muitas coisas, mas o que eu mais quero saber ainda não me ensinaram.  Desejo saber tudo sobre a palavra sexo que eu escutei na televisão outro dia. 
_Ok, filho vou ver o que eu posso fazer para ajudá-lo. Vou buscar uma menina bem bonita para lhe falar a respeito de sexo. Garanto que ela será bem bonita. 
_ Está bem, pai. 
No amanhecer do dia seguinte o rei chamou e perguntou a todas as meninas do reino quem sabia algo sobre sexo e poderia ensinar ao príncipe.
Uma menina de olhos negros e cabelos castanhos levantou-se e disse ao rei: 
_Eu sei muito sobre sexo e quero ajudar o príncipe.
Então o rei voltou ao palácio e disse ao príncipe: _ Filho encontrei sua última pretendente e ela lhe ensinará tudo sobre sexo. 
O príncipe ficou satisfeito pois iria ter a sua primeira aula. E a menina começou e explicar:
_Há duas explicações para a palavra sexo: a primeira é a diferença que existe entre sexo masculino e feminino; e a segunda, atração sexual, podendo ser, também, os órgão sexuais externos. 
Então, no meio da explicação, ele passa a mão no rosto dela e ela retribui com um beijo no rosto dele. Os dois começam e se tocar e finalmente, a praticar o ato sexual. Depois desta noitada o príncipe diz ao pai:
_Pai, escolho ela pra ser minha namorada, pois ela m ensinou tudo o que eu queria saber e muito mais.
_Você tem certeza, filho?
_È claro, pai se eu não tivesse não diria.

Depois desse dia o príncipe achou  que iria  viver feliz para sempre.
No entanto, ficou arrasado ao saber que a sua namorada queria só o seu dinheiro. Ele está muito apaixonado mas resolve se separar de sua enamorada. Aí resolve adotar uma criança para realizar o sonho de seus pais de ter um herdeiro. 
Como agora ele ficou bem inteligente, começou a trabalhar como professor de história e viveu feliz eternamente.
Depois que você leu essa história e pensou bastante sobre o assunto, qual será a mensagem que levará para seu futuro e para seus filhos?
Bom par quem leu e entendeu,  a mensagem á para nunca abandonar os estudos e se esforçar bastante na escola. Afinal, vocês viram que o príncipe nunca estudou e ninguém gostava dele, apesar de ser muito bonito. Também a menina que içou com ele só estava interessada no seu dinheiro e prestígio. 
Assim, no começo da história ele estava sozinho e no final ele continua sozinho.  O príncipe achava que só porque era rico e bonito, não precisava estudar.  Vocês viram que ele se deu mal.
Depois que ele aprendeu os conteúdos básicos  de português , resolveu deixar umAa mensagem para vocês refletirem:
“_ nunca tente ser igual aos outros, pois cada um tem sua personalidade e seu destino, e, cada um é especial em cada momento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário