Livro lido: O caminho das estrelas
O caminho das estrelas
Há muitos séculos na região de gelo. Aconteceu um combate entre um urso negro que se chamava Nakini, e o urso cinza, que se chamava Wakinu. Ninguém nunca soube exatamente como começou a disputa.
Os Antigos diziam que os dois eram grandes amigos e que eles se enfrentaram por causa de um pote de mel. Wakinu levara muito tempo colhendo o mel e Nakini quis arrancar à força o pote de mel das mãos de seu amigo. Chegou o dia para ver quem era o vencedor e foi Wakinu que achavam era o ladrão do mel.
O líder da tribo ficou inconformado com essa vitória. Pensou que ocorria uma grande injustiça: um ladrão se dar bem e sair vencedor, por isso expulsou o urso cinza da comunidade. No entanto, Wakinu não tinha mau coração, era só um urso guloso! Brigou com o amigo quando deveriam ter dividido o mel. Ele chorou tanto e parecia tão arrependido que toda a tribo sentiu pena dele.
Wakinu partiu e caminhou vários dias. Mal enxergava, pois seus olhos estavam turvos de tantas lágrimas. As noites e os dias passavam sem que ele se alimentasse ou parasse para descansar. Até que, de repente, avistou um longo caminho todo prateado. Era uma estrada magnífica que brilhava contra o céu azul escuro. O urso pela primeira vez, em muitos dias, finalmente conseguiu ver nitidamente o caminho que se estendia até as estrelas.
Wakinu experimentou uma profunda alegria e começou a correr por aquele solo prateado e aos poucos foi chegando perto das estrelas. Foi se sentindo cada vez mais leve. Era como se ao invés do peso de um grande urso, ele fosse um passarinho.
Nesse mesmo instante, seu antigo amigo, Nakini, sentiu uma vontade imensa de olhar para as estrelas no firmamento e o viu.
_Vejam! Disse Nakini á sua tribo.
_È Wakinu e está correndo no meio das estrelas.
E toda a tribo ficou assistindo aquela cena extraordinária. Wakinu corria no céu, saltava entre as estrelas e dançava levemente. Alguém comentou:
_Wakinu alcançou o campo das caças eternas. Devemos ficar felizes por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário